No último domingo, 18 de
novembro, na cidade de Luz, 36 Agentes da Pastoral da Comunicação – PASCOM, representando
várias paróquias da Diocese, estiveram reunidos no 2º Mutirão de Comunicação –
MutiCom.
Nesta edição, os âncoras, pessoas
que representarão as paróquias na Pastoral, puderam conhecer mais sobre as
diretrizes e direcionamento da PASCOM.
Na abertura dos encontros,
os encontristas da PASCOM e da Catequese participaram da Santa Missa na
Catedral, presidida pelo nosso Bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, e
concelebrada pelos padres Antônio Carlos da Silva, Igor Valadão e Almerindo
Silveira. Após a Missa, o encontro teve continuidade com animação,
espiritualidade, teorias e trabalhos em grupo.
De acordo com o assessor diocesano
da PASCOM, Pe Igor Valadão, o MutiCom é um momento em que os âncoras se reúnem para
troca de experiências em vista da missão de serem formadores e agirem como
comunicadores atuantes a serviço da evangelização.
Pe. Igor ainda ressaltou que,
antes do encerramento do encontro, os âncoras tiveram um momento de partilha em
grupo onde foi proposto pela maioria que o MutiCom fosse realizado a cada seis
meses e não anualmente, como tem sido.
O Bispo diocesano, Dom
Félix, também esteve presente durante o encontro e falou aos presentes sobre a
importância da Pastoral da Comunicação na Diocese, sendo esta uma pastoral pilar
dentro da Igreja e tem como objetivo interligar as comunidades, paróquias,
pastorais, movimentos, serviços e ministérios, em rede, para ser presença profética
na sociedade.
Âncoras da PASCOM ganham exemplar do
YOUCAT
Durante o encontro, os
âncoras do 2º MutiCom receberam de presente um exemplar do Youcat, o Catecismo da Igreja Católica para
jovens. Tal livro está presente nas redes
sociais, através do site oficial YOUCAT, em que jovens católicos de todo o
mundo comunicam criativamente sobre a sua fé.
Saiba mais do sobre a Pastoral da
Comunicação
O conjunto das cartas do
Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais cria um roteiro de
reflexões que permite identificar o essencial do olhar católico sobre o
fenômeno da comunicação.
Em
primeiro lugar, ele entende a comunicação como um processo
social, a serviço das relações entre as pessoas, para que se consolidem a
comunhão e a cooperação entre elas. Nesse sentido, tanto os tradicionais meios
de comunicação social quanto às novidades trazidas pelo emergente mundo da
Internet, devem colocar seu protagonismo a serviço da promoção de uma cultura
de respeito, de dialogo e de amizade.
Em
segundo lugar, a comunicação, por ser uma prática que
incide na vida das pessoas, necessita ser objeto de reflexão pessoal. Logo, a
educação das novas gerações para uma adequada convivência com o mundo da
comunicação e de suas tecnologias é essencial para o entendimento das novas
condições civilizatórias, propiciando a formação de cidadãos para atuar
ativamente no contexto da cultura midiática.
Em
terceiro lugar, cabe à pastoral e aos seus promotores,
eclesiásticos e leigos, fazer uso dos processos e meios da comunicação a
serviço da partilha da Palavra de Deus, merecendo destaque, nesse percurso, as
redes sociais.
Em
quarto lugar, a Pastoral da Comunicação, para ser eficaz,
necessita ser priorizada nos planos de trabalho da Igreja, e todas as suas
instâncias, necessitando de planejamento, formação, recursos tecnológicos e
pessoal especializado.