14 de outubro de 2010

São Vicente de Paulo - Nosso Padroeiro!

"Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, com todo o teu entendimento e amarás ao teu próximo como a ti mesmo..." (Mt 22, 37.39)




Este foi o grande lema da vida de São Vicente. São Vicente de Paulo nasceu em Pouy, na Guasconha(França), no dia 24 de Abril de 1581. Até os 15 anos, cuidou de porcos para poder pagar seus estudos. Foi ordenado sacerdote aos 19 anos. No seu tempo a França era uma potência, porém, convivia com uma situação social bastante deplorável, crianças abandonadas, prostitutas, pobreza extrema e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.


Grande sacerdote, gerado numa familia pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados, mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre trabalhou numa paróquia onde conviveu diretamente com as misérias materiais e morais, esta experiência lhe abriu os olhos para o árduo e ousado trabalho junto aos pobres.


Em 1612, tornou pároco nas proximidades de Paris.


Diz a história que indo pra Roma o seu navio foi atacado por um grupo de piratas, foi então preso e viveu na escravidão na mais perfeita humildade e obediência até finalmente converter o seu patrão e conseguir depois de dois anos sua liberdade.


A partir disso São Vicente iniciou uma reforma no clero, fundou obras assistenciais, lutou contra o jansenismo(que esfriava a fé do povo). Fundou também a Congregação dos Padres da Missão(Lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marilac fundou as Filhas da Caridade(Irmãs Vicentinas).


Por sua capacidade organizativa e sua dedicação aos pobres, a rainha da França criou o Ministério da Caridade e confiou a ele. Esse insólito ministro organizou o socorro aos pobres em escala nacional. Por suas mãos, dizia-se, passavam mais recursos do que pelas mãos do poderoso Ministro das Finanças ou do temido Richelieu. 


Vicente de Paulo morreu  em Paris com quase 80 anos no dia 27 de setembro de 1660 e foi canonizado em 1737. Inspirado nele, Frederico Antônio Ozanan criou, no final do século XIX, as Conferências de São Vicente de Paulo.

Hoje suas relíquias se encontram em alguns lugares do mundo pra a visita dos devotos. 

São Vicente de Paulo, Rogai por nós!

Rádio Trindade Santa

 
Criação e Desenvolvimento: | José Luciano Soares