ENCONTRO DE FORMADORES
Nos dias 24 e 25 de Setembro de 2011, aconteceu na cidade de Piunhi no Centro de Formação o VI e último módulo do encontro de formadores da Diocese de Luz, sonhado, planejado e realizado pela comissão Diocesana de Catequese. Tendo como representantes da Paróquia São Vicente de Paulo os coordenadores da catequese: Luciana e Luiz Henrique. Esse último encontro foi assessorado pela coordenadora de catequese do Regional Leste II, Lucimara Trevizan; tendo como tema principal Pedagogia, Metodologia e Didática na Catequese. Foi um momento de grande aprendizado e conscientização da importância da catequese.
As técnicas e os recursos são meios que revelam um método e existem para ajudar no processo catequético. Devem estar de acordo com a faixa etária do catequizando, com sua realidade e sempre ligados ao tema do encontro e ao objetivo pretendido. Alguns recursos utilizados no encontro de catequese:
· Símbolos;
· Gravuras;
· Cartazes;
· Histórias;
· Cantos;
· Gestos e expressão corporal; (mímicas)
· Jogos, e Brincadeiras;
· Encenações; (textos bíblicos, leitura com mímica, leitura dialogada)
· Sociodrama;
· Entrevistas;
· Fantoches;
· Júri Simulado;
· Arte (Desenho, recortes, colagem, montagem, Sucatas, etc.)
· Vídeo(Dvd, Power Point, etc)
· Dinâmicas;
· Oração (meditada, rezada com a natureza, fatos da vida, orações populares)
Foi um momento muito oportuno de crescimento para todos os presentes, de aperfeiçoamento e crescimento no processo catequético. Que esse processo de catequese possa transformar “Gente em Gente”, e possamos levar a Palavra de Deus às crianças, adolescentes, Jovens e adultos de forma prazerosa, permanente, dinâmica, sistemática e comunitária da fé. Este encontro fomentou em todos os cursistas a ânsia de mudanças (pessoal, social e espiritual) e principalmente em relação ao processo catequético, pois a catequese é um terreno fértil e pode transformar vidas.
Ao iniciarmos com nosso “SIM” ao projeto de formação, em Maio de 2010, ao exemplo de nossa mãe MARIA (primeira discípula missionária), levamos conosco amor e humildade. Amor a Cristo, aos irmãos e a catequese; esse amor que nos leva a transformações. Humildade em aceitarmos nossas limitações e as de nossos irmãos que estiveram ao nosso lado
A primeira assessora foi irmã Carmen, com sua energia, alegria e carisma cativou a cada um de nós. Mostrou que é necessário saber que sou eu, e qual a minha função e o meu papel no Reino de Deus.
Com Pe. Marcus foi reforçado a importância de estudar, entender e valorizar a Palavra de Deus como principal instrumento de trabalho do catequista. È na sagrada Escritura que encontramos luz, respostas e força para vencermos os desafios presentes na catequese é no nosso dia a dia.
Pe. Flávio com seu jeito sereno e expressão tranqüila de forma clara e objetiva nos apresentou um estudo amplo e profundo sobre Jesus Cristo (Jesus nos ensina uma nova forma de crer em Deus, porque nos revela o ABBA). Onde nos revela um Deus amoroso, misericordioso, humano e de uma aproximação especial e amável com seus filhos.
Da diocese de Paracatu, Pe. Wagner, veio nos trazer sua mensagem sobre a igreja e também sobre Maria nossa mãe e mãe da igreja. Além do conhecimento adquirido no contexto histórico, nos levou a perceber que somos de fato Igreja Viva, que caminha rumo ao Reino de Deus.
E no V módulo (Liturgia e Sacramentos faces do mesmo mistério), Pe. Jean Poul nos contagiou com suam disposição e alegria, mostrando que a liturgia é lugar privilegiado da celebração da vida.
Cheios de amor e esperança, movidos pelo Espírito santo e pela graça de Deus Pai voltamos para nossa paróquia para servimos com dedicação e alegria a catequese e aos nossos “pequeninos e grandes”.
Trabalhar para Jesus é um presente muito especial que Deus nos proporciona. São momentos em que constantemente lembramos da grandeza do nosso criador. E são esses momentos que nos reconduz à fé e à esperança de um mundo melhor.
Luiz Henrique e Luciana
Coordenação Paroquial de Catequese