“A missão que cabe a cada um de nós pela Unção da Crisma e a de testemunhar a fé de verdade, com novo ardor apostólico”.
“Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da confirmação/crisma, constitui o conjunto dos Sacramentos da Iniciação cristã”. Fomos batizamos quando éramos crianças. Recebemos de nossos pais e padrinhos à vida, a educação, a cultura e a fé, para que pudéssemos participar da comunidade cristã desde pequeno. Agora, já não somos crianças e queremos participar da vida da Igreja com todo compromisso e responsabilidade. Para isso, pedimos à crisma- O Sacramento que vai nos investir dos dons e da força do Espírito Santo para continuarmos o nosso caminho e nossa missão.
No dia 09 de outubro deste ano, aconteceu em nossa Paróquia à realização do Sacramento da Crisma, presidida por nosso Bispo Dom Félix. Foram crismados 70 catequizandos, tudo transcorreu com serenidade e harmonia, pois estavam muito bem preparados e em sintonia com a celebração.
Tudo isso aconteceu com tranquilidade e naturalidade, pois passaram pelo processo de preparação de dois anos, onde foi realizado além de encontros catequéticos; retiro espiritual, encontros preparatórios e um belíssimo tríduo.”Além da catequese haja, quanto possível, formação também por meio de encontros, palestras, retiros, proporcionando a participação ativa dos crismandos” (DPS nº 55).
No Retiro foi trabalhado temas relacionados à formação humana e espiritualidade, sendo iniciado na sexta-feira às 19:30hs e com término no domingo às 19:00hs com a celebração Eucarística, em nossa paróquia. Nos encontros preparatórios foram abordados temas relacionados à vivência e realidade do jovem crismando, além da apresentação das pastorais e movimentos da paróquia, onde todas apresentam Jesus como modelo de vida e serviço aos irmãos e a Deus. Tivemos momentos celebrativos, durante o tríduo: Ofício da cruz, Ofício da Luz e celebração da Palavra, com a participação de pais, padrinhos, crismandos, e catequistas. No último dia após a celebração da Palavra aconteceu um momento de confraternização com todos os crismandos.
Amados crismados, a Igreja precisa de “testemunhas autênticas” para nossa evangelização: homens e mulheres cuja á vida seja transformada pelo encontro com Jesus; que sejam capazes de comunicar esta experiência aos outros. Todos somos chamados a sermos FERMENTO, SAL e LUZ na vida dos nossos irmãos. Temos consciência de nossa missão “transformar o mundo”, uma vez que recebemos o sacramento da crisma “SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS” (AT 1,8).
Coordenação Paroquial de Catequese